Para assegurar um clima de leveza antes do início do trabalho técnico nesse segundo dia da consulta para atualização da repartição de benefícios do Programa de Incentivo a Serviços Ambientais – Isa Carbono, do Sistema de Incentivo a Serviços Ambientais (Sisa), o governo do Estado, por meio do Instituto de Mudanças Climáticas (IMC), da Secretaria Extraordinária dos Povos Indígenas (Sepi) e de Estado do Meio Ambiente (Sema), abriu espaço para a valorização das tradições culturais, com a dinâmica Farinhada – dança popular entre os povos da floresta, com performance remetendo à fabricação de farinha, em que os participantes da roda são convidados e irem se apresentando.
A abertura dos trabalhos também foi marcada pela emoção e resgate da história de luta e resistência dos povos da floresta em defesa de seus territórios. O líder ambientalista, Raimundo Mendes, o Raimundão, da Reserva Extrativista Chico Mendes, emocionou dezenas de ribeirinhos, agricultores familiares, indígenas e extrativistas com o hino e o pai nosso do seringueiro, que expressam o início de uma luta marcada pela exploração e a resistência de um povo nos tempos áureos da borracha.
O presidente da Comissão Nacional do Seringueiro (CNS), Júlio Barbosa, falou sobre a importância de não perder oportunidade de valorizar a cultura dos povos da floresta, que está sempre atrelada à luta pela preservação ambiental, agradecendo pela disponibilidade para apresentação do hino do seringueiro, antes do hino acreano. “Essa composição, que valoriza nossa cultura e engrandece a luta pela preservação, foi composta pelo primeiro presidente do CNS, o companheiro Jaime Araújo, em 1985”.
A secretária dos Povos Indígenas, Francisca Arara, destacou que o processo das consultas é um momento de suma importância para o governo reforçar o diálogo direto com os povos indígenas, extrativistas, ribeirinhos e agricultores familiares para garantir que suas contribuições sejam incorporadas à proposta de atualização da repartição de benefícios.
“O clima colaborativo de união em torno do objetivo comum de preservar a natureza, para garantir continuidade da vida, tem sido favorável para que tenhamos os melhores resultados”.
As recomendações são fundamentais para estruturação das politicas públicas, a partir da captação futura de recursos de Redução do Desmatamento de Degradação Florestal (REDD+) jurisdicional, de modo que possam beneficiar, por meio de projetos e editais de fomentos para geração de renda e melhoria da qualidade de vida dos povos da floresta e também para ações de enfrentamento ao desmatamento ilegal e recuperação de áreas degradadas. As secretarias estaduais de Planejamento, da Fazenda, Companhia de Desenvolvimento e Serviços Ambientais, e do Programa REM também são parceiras no projeto.
The post Valorização cultural marca início dos trabalhos no segundo dia da consulta para atualização da repartição de benefícios do Programa de Incentivo a Serviços Ambientais appeared first on Noticias do Acre .
Mín. 18° Máx. 27°
Mín. 18° Máx. 27°
Parcialmente nubladoMín. 18° Máx. 21°
Chuva